Sobre

O Autor

Olá, meu nome é Rafael Murta, sou pai novato e orgulhoso, marido dedicado, profissional de TI, blogueiro amador e proprietário do BagaPreta.

Insatisfeito com minha operadora de telefonia celular, aproveitei o início da portabilidade numérica no Rio de Janeiro e migrei minha linha em 2009. A nova operadora me ofereceu desconto para aquisição de um aparelho e, entre as opções oferecidas, o BlackBerry Pearl 8100 me chamou atenção. Foi assim que me tornei um usuário deste revolucionário aparelho.

Como a grande maioria das pessoas, enfrentei dificuldades no início: desconhecia a necessidade de um plano de dados específico para usá-lo, não consegui cadastrá-lo no portal da RIM, entre outros problemas. Como as informações disponíveis eram muito escassas, percebi que poderia registrar minhas experiências e ajudar outras pessoas. Assim nasceu a idéia deste site.

Hoje, mais de dois anos depois do início das atividades do blog, encontro-me no meu sexto BlackBerry® e sou um entusiasta dessa tecnologia, registrando aqui as minhas opiniões e divulgando informações sobre o assunto.

O Blog

O BagaPreta entrou no ar oficialmente às 22h do dia 17/03/09.

A proposta do blog é oferecer conteúdo relevante e confiável aos usuários Brasileiros de BlackBerry® através do compartilhamento de experiências, realização de testes e divulgação de produtos e notícias do mercado, pois ainda temos uma carência muito grande de informações quanto ao uso de smartphones.

O BagaPreta não tem participação de nenhuma empresa, sendo completamente independente no que diz respeito às opiniões aqui expostas.

Mas o que significa “BagaPreta”?

BagaPreta é um termo originado da tradução livre e literal para o português da palavra BlackBerry®.

Black: 1 preto. 2 corante ou pigmento preto.
Berry: 1 baga, genérico para fruto carnoso e comestível, de tamanho pequeno. 2 semente ou grão seco.
BlackBerry: baga preta ou amora preta.

Explicação oficial do nome BlackBerry®

A empresa RIM contratou a consultoria Lexicon Branding Inc. para criar um nome para o aparelho desenvolvido para receber e-mails, originalmente chamado de “LeapFrog”. O nome não poderia conter a palavra “e-mail”, pois ela aumenta o estresse, segundo a consultoria. A inspiração veio do teclado do smartphone, que parecia com pequenas sementes. A empresa pensou em vários nomes de frutas, mas a BlackBerry venceu, por causa da cor do aparelho. Numa tradução convencional, traduz-se simplesmente como amora.

Muito prazer! Este é o BagaPreta, o Blog do BlackBerry.

Rafael Murta