«

»

Guia para novos usuários de BlackBerry (II)

Depois de comprar o BlackBerry que melhor atende às suas necessidades, com a ajuda do artigo Guia para novos usuários de BlackBerry (I), tire-o da caixa para configurá-lo e começar a usar!

Email no BlackBerry

Enquanto os modelos de BlackBerry ganharam muitas novas funcionalidades nos últimos anos, sua melhor característica continua sendo o serviço de email mesclado com a tecnologia push. Sempre que receber uma mensagem por uma conta de email que esteja configurada em seu BlackBerry, você será notificado imediatamente. Pode-se configurar até dez contas em cada aparelho, possibilitando reunir assuntos pessoais e profissionais num só lugar.

Para cadastrar, alterar ou excluir uma conta de email, basta acessar o portal do seu plano de dados BIS (BlackBerry Internet Service) previamente contratado com a operadora. Você pode acessá-lo tanto pelo computador, como no próprio Blackberry. Seguem alguns rápidos tutoriais para auxiliá-lo na localização do seu usuário BIS e na configuração de uma conta de email usando seu computador.

Descobrindo seu login no serviço BIS e configurando uma conta email

Cada operadora tem seu próprio portal de acesso ao serviço BIS. Para usá-lo, é necessário saber as informações da sua conta BIS (nome de usuário e senha), que devem ser obtidas com sua operadora.

Endereços dos portais BIS das principais operadoras brasileiras:

Oi http://www.oi.blackberry.com/
Vivo http://www.vivo.blackberry.com/
Claro http://www.claro.blackberry.com/
Tim http://www.timbrasil.blackberry.com/
Nextel http://www.nextel.br.blackberry.com/

Se não há nenhuma conta configurada no serviço BIS, faça o seguinte:

  1. Acesse o portal BIS de sua operadora
  2. Clique em Criar conta nova
  3. Marque “Li e entendi os termos e condições legais.” e clique em Concordo
  4. Informe PIN e IMEI do seu BlackBerry e clique em continuar. Não sabe como achá-los? Acesse em seu BlackBerry: Opções > Status
  5. Siga as instruções na tela para criar sua conta

Se não sabe ou esqueceu seu usuário e senha:

  1. Acesse o portal da sua operadora
  2. Se já existe ao menos uma conta email configurada no seu aparelho, você tem um usuário e senha que deve digitar nessa primeira tela, mesmo que não saiba qual é ou não se lembre. Se não lembra a senha, clique em “Esqueceu sua senha?
  3. Informe o PIN e clique em “Solicitar senha”
  4. A senha será enviada ao seu BB

Agora que já sabe usuário e senha, configure uma conta de email:

  1. Acesse o portal da sua operadora
  2. Informe usuário e senha e clique em Login
  3. Clique em Configurar e-mail
  4. Insira as informações solicitadas, clique em Próximo e siga as instruções na tela até concluir o procedimento
  5. Em até 20 minutos, começará a receber suas mensagens

O procedimento também pode ser realizado diretamente no BlackBerry:

  1. Acesse: Configuração > Configurações de e-mail
  2. Digite usuário e senha da sua conta BIS
  3. Clique em Adicionar
  4. Escolha o servidor de email que hospeda a conta a ser configurada
  5. Clique em Avançar
  6. Informe Usuário e Senha da conta email
  7. Clique em Avançar
  8. Para alguns provedores, existe a opção de sincronização dos contatos da conta email com os contatos do BlackBerry. Para iso, deixe marcada a opção Sincronizar Contatos
  9. Clique em Avançar
  10. A mensagem “Ativação concluída” é exibida

Pronto! Seu BlackBerry agora já sabe enviar e receber mensagens por email.

Gallery not found. Please check your settings.

Sobre o autor

Rafael Murta

Administrador, experiência em gestão de serviços e projetos de TI, especialista em infraestrutura, apaixonado por tecnologia, entusiasta da plataforma BlackBerry e proprietário do BagaPreta.

184 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Mainara

    Por favor me ajuda, tenho um blackberry z10, e meu irmão tentou debloquear varias vezes e agora ta pedindo email e palavra-passe, e esqueci, e o que faço, :(

  2. Patrícia

    Oi pessoal , eu possuo um BlackBerry Curve 8520 e atualmente não está funcionando a internet dele . De EDGE foi para GSM depois nunca mais consegui mandar sms e entrar na internet me ajudem .
    Obrigado

  3. lucas

    olá, gostaria de saber porque meu BB depois que foi cancelado o plano bis tim uma vez, não consigo ativa-lo agora ?

  4. William

    Oi, ganhei um BlackBerry 8350 nextel e gostaria de saber se posso usar com operadora da OI.

  5. rayanne

    Oi, o meu bb curve 8520 ficava com sinal edge, ai do nada apareceu o gsm. Antes ficava um tempo depois voltava, agr não volta mas pro edge, e não dá pra entrar na internet com esse gsm, só com edge. oque eu faço ? eu não tenho esse bis, o meu chip é da tim normal :(

  6. Moura

    Ocorreu um problema com meu blackBerry 8250i, Ele liga porém aparece a mensagem: ” App Error 523 Reset” . Como resolvo? Grato a quem pode me ajudar.

  7. Ana Lucia

    Olá!
    Estou aprendendo muita coisa aqui, bom demais seu blog!
    Tenho um probleminha…A letra “e” está desconfigurada e não consigo usar os acentos gráfico. Poderia me ajudar? Tenho um BB Torch 9800. Abraço.

  8. Frederico

    Olá Rafael Murta.

    Tenho um aparelho BlackBerry Torch 9800 6.0 pacote 2391. Operadora claro com pacote de dados BB ativado.
    Problema: Não entra em nada da BB. Aparece a mensagem: “No momento seu plano de serviço não é compatível com este aplicativo. Se quiser usar este aplicativo, entre em contato com o provedor de serviços para fazer a atualização de seu plano de dados.”
    Já liguei para a Claro inúmeras vezes mais não tem jeito.
    “APP World requer a versão mais recente do BB ID. Desculpe, o servidor de atualização de software não esta disponível. Tente mais tarde.”
    Relatório de diagnóstico:
    Eco do Ping ICMP: Não
    Registro do BB: Sim
    Conectado ao BB: Não
    Pin do BB: Anular

    Ajuda! Obrigado.

  9. Fabiola

    Rafael, bom dia!
    Tenho uma dúvida e é bem provável que você possa me ajudar.
    Eu tinha um BB Curve com duas contas de e-mail e troquei há duas semanas pelo BB Torch.
    Semana passada precisei trocar o chip do aparelho novo para o antigo. Depois recoloquei o chip no BB novo.
    Depois disso não consigo mais receber e-mails no meu BB novo.
    Entrei nas configurações de contas de e-mail para ver se conseguia resolver, mas a mensagem que dá é “falha ao conectar o servidor”. Desse modo, não consigo acessar nenhuma conta de e-mail no novo… Tudo vai para o antigo…
    O que devo fazer?
    Desde já, muitíssimo obrigada!

  10. Luciene

    Estou também com o mesmo problema da Amanda
    Este dispositivo BlackBerry® não está registrado no provedor de serviços sem fio.
    Registre este dispositivo e verifique se o URL do site atual corresponde ao fornecido
    pelo provedor de serviços sem fio.

    Para registrar-se:

    1. Na lista de aplicativos no dispositivo, clique em Opções; ou clique em Configurações
    > Opções.

    2. Clique em Opções avançadas > Tabela de roteamento do host.

    3. Clique em Menu e em Registrar agora.

    Eu recebo a mensagem que foi registrado, mas no site continua o mesmo erro. Tenho um Curve 8520

    Faço o que eles pedem mas não muda nada, o erro continua.. oque faço?????

  11. camila

    Olá boa tarde,

    meu BB parou de funcionar ele simplesmente desligou.
    Meus contatos não estavam salvos no chip, existe a possibilidade de resgatar esses contatos?

    Obrigada!

  12. Sandra 15

    Rafael Murta,
    Eu tenho BB bold 9700 e fiz uma bobagem, peguei o icone de contato e selecionei “mover para pasta” e apertei google, a pasta desapareceu do menu e não consigo recuperar…Como posso recuperar os meus contatos? Voce poderia me ajudar ou eu perdi a pasta para sempre ?
    Obrigada pela ajuda.
    Sandra15

  13. Cristina Sales

    Rafael, boa tarde!

    Tenho o aparelho Blackberry Curve 9300 3G da Vivo. Fiz o pacote blackbery Social por R$ 29,90 que não dá acesso à Internet e todos os meses a vivo manda cobrança de Tarifação de Internet, reclamo, estornam o valor e mandam nova conta. Só uso a Internet pelo wi-fi da embratel em casa. Isso tem algo a ver?

  14. Bianca

    Estou também com o mesmo problema da Amanda
    Este dispositivo BlackBerry® não está registrado no provedor de serviços sem fio.
    Registre este dispositivo e verifique se o URL do site atual corresponde ao fornecido
    pelo provedor de serviços sem fio.

    Para registrar-se:

    1. Na lista de aplicativos no dispositivo, clique em Opções; ou clique em Configurações
    > Opções.

    2. Clique em Opções avançadas > Tabela de roteamento do host.

    3. Clique em Menu e em Registrar agora.

    Eu recebo a mensagem que foi registrado, mas no site continua o mesmo erro. Tenho um Curve 8520

    Faço o que eles pedem mas não muda nada, o erro continua.. oque faço?????

  15. Guilherme Duarte

    Rafael, gostaria de sua ajuda para um problema que estou tendo com meu bb curve 8520 da Claro. Minha esposa possui um plano da claro com o pacote de dados e bis e utilizava seu chip em um BB Tour, recentemente ela perdeu seu telefone e então eu resolvi passar meu Curve para ela que recuperou sua linha em um CHIP novo.

    Porém agora ela não consegue acessar o BIS do telefone. Não me lembro qual foi o usuário e senha que coloquei, e quando vou no site http://www.claro.blackberry.com e preencho o PIN do telefone pedindo para me enviar o usuário e senha recebo uma msg no telefone dizendo que usuário e senha não existem.

    Não sei como acessar o BIS para poder configurar o email dela neste telefone.

    Obrigado.

    1. Rafael Murta

      Guilherme, neste caso, será necessário entrar em contato com a operadora e informar o ocorrido. Eles têm condições de restaurar o acesso à sua conta BIS.
      Abraço e feliz 2013!

  16. Marcelo Marçal

    Estou com o mesmo problema da Amanda.
    Ganhei um aparelho BlackBerry Bold 9700, que foi fabricado no exterior.
    A TIM me informou que não vou conseguir utilizar a internet nesse aparelho porque ele veio de fora e não está homologado no Brasil.
    Ainda não consegui aceitar que o meu aparelho só serve para fazer e receber chamadas.
    Preciso da ajuda de vcs!!!

    Obrigado!

    Este dispositivo BlackBerry® não está registrado no provedor de serviços sem fio.
    Registre este dispositivo e verifique se o URL do site atual corresponde ao fornecido
    pelo provedor de serviços sem fio.

    Para registrar-se:

    1. Na lista de aplicativos no dispositivo, clique em Opções; ou clique em Configurações
    > Opções.

    2. Clique em Opções avançadas > Tabela de roteamento do host.

    3. Clique em Menu e em Registrar agora.

    Faço o que eles pedem mas não muda nada, o erro continua.. oque faço?????

  17. amanda

    Este dispositivo BlackBerry® não está registrado no provedor de serviços sem fio.
    Registre este dispositivo e verifique se o URL do site atual corresponde ao fornecido
    pelo provedor de serviços sem fio.

    Para registrar-se:

    1. Na lista de aplicativos no dispositivo, clique em Opções; ou clique em Configurações
    > Opções.

    2. Clique em Opções avançadas > Tabela de roteamento do host.

    3. Clique em Menu e em Registrar agora.

    Faço o que eles pedem mas não muda nada, o erro continua.. oque faço?????

  18. carlos

    Rafael,

    tenho um BB 8520, configurei minha conta de email nele e recebo mensagens sem problemas, porém não recebo mais as mensagens no outlook, que diz o seguinte:

    A tarefa ‘carlos@ngautomacao.com.br – Recebendo’ relatou um erro (0x8004210E) : ‘A caixa de correio está temporariamente indisponível porque está recebendo outro email ou ela está sendo acessada por outro aplicativo de email. O servidor respondeu: -ERR [IN-USE] maildb_burst carlos User already logged in, software lock ngautomacao.com.br#carlos#_ (try again in 15 minutes)’

    Por favor, você tem algumaa dica.
    desde já agradeço sua atenção.

    Carlos

  19. Alane Santana

    Olá boa noite Rafael, ajuda-me por favor!!!
    Ganhei um BB 9300 curve 3 g, ele tem uma politica de Ti era empresarial, não consigo configurar nada e-mail msn, twiter e não tem face instalado, não tenho contato com a empresa e gostaria de saber como apagar tudo e configurar como de fábrica.
    Recebo, faço ligações e recebo msn mas envio e não consigo acessar internet.
    Já digitei a senha errada 10 vezes perdi dados mas n consigo atualizar nada. A verdade é que estou perdida sem saber o que fazer.
    Uso o pacote de internet para 30 dias da claro, em outros aparelhos funciona bem o que faco ajuda-me …
    Desde já agradeço, bjs.

  20. romulo

    eae rafael!

    to me irritando demais com meu problema, eu tenho um bb curve 8520 comprei o pacote de dados de 9,90 da vivo mas nao consigo usar ja olhei varios sites pra tentar arrumar e nada, na minha linha la em cima nao aparece o EDGE aparece GSM axo que é isso…
    eu tentei tambem ir no vivo.blackberry.com mas vou criar a conta boto o pin e imei e nunca da, diz pra mim ir em opções avançada o negogio do host e registrar agora, pq aquilo ta em branco mas sempre quando boto registrar agora diz uma mensagem que tem deixar a cobertura de dados disponiveis.. nao sei oq eu faço me ajuda to me estressando demais com esse telefone ja!!!!! PORFAVOOOOOR!!!

  21. Anderson

    Boa noite Rafael.
    Estou a 2 dias tentando encontrar uma solução para meu problema, espero que possa me ajudar.
    A situação é a seguinte não estou conseguindo entrar no APP WORLD do meu aparelho, toda vez que tento aparece a seguinte mensagem….O APP WORLD REQUER A VERSÃO MAIS RECENTE DO BLACKBERRY ID.
    Eu não consigo entender o que acontece, quando eu clico em atualizar aparece outra mensagem….A ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE FOI INTERROMPIDA . TENTE NOVAMENTE.
    Já fiz restaurei o aparelho e nada.
    Por favor.
    Obrigado.

  22. David

    Rafael, eu estou com um problema no meu BB 8520, perdi a senha do internet service, e quando tento solicitar outra, tanto na web ou pelo proprio aparelho, diz que a senha ja foi enviada mais eu não recebo nada!! me da uma Luz ??

    Abraços

  23. Miranda

    Tive problemas com o SMS do meu blackberry pois ele não enviava acentos ou “ç” o que deixa qualquer conversa confusa, isso me irritou durante muito tempo, descobri ontem a resolver o problema na configuração do SMS, fiquei super feliz, até que resolvi fazer a atualização do software, após a atualização não consegui resolver o problema que persistiu, porfavor me diz como resolver que eu não sei mais o que fazer,

    1. Anderson

      Miranda tenta o seguinte passo;;;;;;
      menu
      opções
      sms
      altere de 7 bits para UCS2
      espero ter ajudado

  24. karem lopes

    bem tenho um curve 8520,ja fiz plano BIS da tim,criei uma conta de email no site,mas quando chega no telefone em configurar email dá a seguinte mensagem:A conexão com a rede movel foi ativada,mas vc nao esta em uma area de cobertura da rede sem fio.Ha e tbm quando vou registrar no editor HRT,diz:a mensagem foi colocada na fila ela sera enviada assim que a cobertura de dados estiver disponivel!!ME AJUDA RAFAEL POR FAVOR,TO PIRANDO… e nunca conseguir acessar nada com ele.bjs

    1. Rafael Murta

      Karem, você está conseguindo realizar ligações telefônicas com seu 8520?

  25. Marcelo assis

    Rafael!
    Comprei o aparelho BB 8520 com o seu respectivo pacote de dados,cadastrei minha conta do hotmail,até ae tudo certo porem quando vou cadastrar minha conta do gmail aparece sempre uma mensagem de falha na atualização,minha conta do hotmail funciona muito bem,porem não consigo cadastrar outras contas e preciso muito para meu trabalho,tem alguma dica para este caso?
    Obrigado

  26. igor martello

    Criei uma conta de email, mas nao lembro o login a senha eu descobri pq mandei aquela ” esqueci minha senha ” e me reenviaram

  27. Marcelo Bastos

    Tenho um BB curve 9300 e configurei ums conta do hotmail. Porém, qdo vou configurar uma conta do terra, da a seguinte mensagem: usuário ou senha incorretos. entre em contato com http://www.terra.com.br. E não tem a opção de configurar pop, smtp e nem portas neste curve. Já contatei vivo (minha operadora), ja contatei o terra – um empurra para o outro. O que posso fazer, ou como abrir a opção de configurar portas e etc. Nem via web (no BIS) eu consegui. da o mesmo erro.
    Grato

    1. Rafael Murta

      Marcelo, acesse esta página e veja como configurar POP e IMAP do Terra.

  28. Chrystian

    Boa noite Rafael.
    Eu tenho um storm 2 9550 e ativei hoje a promoção da tim 1 real por dia, porém não cosigo usar, ele não faz aquele registro na rede quando ligo ele, o que pode ser?
    já liguei na operadora e um joga para as costas do outro e nada

    1. Rafael Murta

      Chrystian, para registrá-lo na rede, procure o item Editor HRT em Opções, posicione a faixa sobre a rede cujo nome está em negrito, acesse o menu e clique em Registrar agora.
      Abraços

  29. Jéssica Farias

    Boa tarde!
    Prezado,

    Possuo o bb 9300 com pacote bb bis da vivo,já foi ultilizado os email porém foi feito backp após isso toda vez que tento efetuar a configuração o aprelho trava,então tenho que desligar e ligar novamente para ultilizar.O que devo fazer?

    Desde já agradeço.

  30. Jairo Nery

    Rafael, Bom Dia!
    Gostaria de sua ajuda no blackberry 8520.
    Tenho dois e-mail cadastrados nele e quando o fiz, não fiz pelo atalho de configuração de e-mail. Não sei porque razão um dos meus e-mails não estou conseguindo receber e nem enviar nada. Agora é necessário reconfigurar e como não fiz pelo “configuração de e-mails, não sei como resolver isso.
    Inclusive nunca acessei as configurações de e-mail, ele pede um usuario e senha e nem imagino que dado coocar nesse campo. Poderia me ajudar?
    Obrigado.

    1. Rafael Murta

      Jairo, qual é a sua operadora?

  31. Jaqueline

    Administradores, muitoo obrigada pelo post.

    Me ajudou muito, já faz um tempão que eu precisa fazer isso e não conseguia.

    Valeu mesmo.

    Parabéns!

  32. Ericson

    Meu caro você me ajudou quando comprei um 9300, e tudo ficou bem, contudo sofri um sequestro relâmpago e o meu aparelho foi roubado, acabei ganhando outro que já tinha sido BES no passado e não esta deixando eu instalar o Protect, mesmo sendo BIS agora, tenho como fazer algo?

    Muito obrigado.

    1. Rafael Murta

      Ericson, provavelmente não removeram as políticas de TI aplicadas pelo BES.
      A maneira mais fácil é solicitar ao antigo dono que remova as políticas. Caso não consiga, será necessário resetar seu aparelho, mas faça um backup antes, pois todas as informações e aplicativos instalados por você serão excluídos.
      Abraços

  33. Tatiana Vaz

    boa tarde.. comprei um blackberry faz pouco tempo e sempre que eu ligo no computador para passar fotos etc ele esta me pedindo uma senha que eu ja tentei um monte de vezes e sempre que tento da errada.. nao imagino sequer que senha seria essa porque ja tentei de tudo.. alem disso depois de varias tentativas essa senha bloqueia o meu celular todo.. e exclui tudo.. o que eu faço? é urgente, por favor responda

    1. Rafael Murta

      Tatiana, seu BlackBerry tem uma senha para desbloquear o teclado, certo? É esta que deve digitar no computador, lembrando que as teclas tem posicionamento diferente.

      1. Tatiana Vaz

        mas como eu faço agora para evitar o backup total? eu ja desliguei porque usei as tentativas todas e começou a reiniciar tudoo.. e agora??vou perder tudo se deixar fazeer.. porque se eu ligar ele vai continuar.. tem alguma forma de parar isso? pelo menos pra recuperar contatos etc..

        1. Rafael Murta

          Tatiana, infelizmente não há como interromper o processo de wipping. O objetivo da senha é justamente evitar que terceiros tenham acesso às suas informações sem o seu consentimento.

  34. tiago carminati

    ola boa tarde, por descuido meu curve ficou no bolso e utilisou todas as 10/10 tentativas de senha e apagou tudo… nao ha como recuperar meus dados???? saca…
    [Comentário editador pelo Moderador]

  35. John Sousa

    Rafael,
    Tenho um bb 9300 na Vivo e meus e-mail estavam entrando regularmente, porem tive um problema e minha hospedagem no terra foi transferido irregularmente, quando consegui resolver ficou pedindo para ativa minha conta de e-mail com a minha senha, todavia quando coloco a senha ele diz que houve erro de endereço de e-mail ou senha,porém minha senha esta correta. Exclui a conta para coloca-la de novo e acontece a mesma coisa. A senha esta correta pois coloquei em todos os computadores, iphone e Ipad. Agora a vivo diz que não é com ela, o Terra tambem e ate o fabricante diz que é com a Vivo, o que devo fazer .Meu e-mail é emprasarial.
    Obs; tenho outras contas empresariais que estão funcionando normalmente

    1. Rafael Murta

      John, você utiliza um servidor BES para administrar seus aparelhos?

      1. John Sousa

        não, utilizo “Blackberry Empresa BIS”

        1. Rafael Murta

          Nesse caso, reenvie o Caderno de Serviços ao aparelho com problemas.

          1. John Sousa

            Desculpe, como faço isto?

          2. John Sousa

            Reenviei o caderno de serviço e tentei cacetear a nova conta de e-mail, todavia continua saindo a mensagem ” ocorreu erro durante a validação da conta de e-mail, verifique as informações e tente novamente” . Acontece que as informações estão certa pois adicionei em todos as outras máquinas.

          3. Rafael Murta

            John, neste caso, sugiro resetar o aparelho.

          4. John Sousa

            Resolvido, obrigado

      2. Bernardo

        Caro Rafael,

        COmprei um Blackberry 9900 e adquiri um plano BIS da Oi.

        Consegui configurar uma conta de e-mail empresarial via site da Oi e estava funcionando normalmente. No entanto fui obrigado a mudar minha senha e o e-mail parou de funcionar. Eu deletei a conta e agora nao consigo configura-la novamente. O problema e parecido com o do John. O que devo fazer?

        Obrigado

  36. Gabriela Costa

    Olá por favor tenho uma dúvida, acabei de comprar um BlackBerry 8250, só que eu não consigo escrever mensagens com os acentos ortográficos, e também queria colocar a senha que sempre que ele se apaga o ” descansa” peça para eu destravar e colocar a senha, só consigo pelo aplicativo que trava na hora, mas queria saber como que coloca sempre que ele se apaga sabe? Procurei pela internet e não achei nenhum que tirasse minha dúvida, irei ficar muito grata se responder !

    Obrigada ! um Abraço!

    1. Rafael Murta

      Gabriela, para acentuar as letras, mantenha a tecla da letra pressionada e deslize outro dedo lateralmente sobre o trackpad. Repare que a letra alternará os assentos enquanto movimenta seu dedo.
      Recomendo que configure uma senha em seu BlackBerry, para fazer isso acesse Opções > Senha e altere o campo Senha para Habilitado.
      Após a alteração, será solicitada uma nova senha para seu aparelho, mas saiba que se esquecê-la e errar seu preenchimento a quantidade de vezes estipulada no campo logo abaixo “Número de tentativas de senha” todo o conteúdo do seu BlackBerry será apagado. Por isso não esqueça-a.
      A seguir, configure na mesma tela o Tempo limite de segurança para selecionar o tempo que seu BlackBerry aguardará antes de bloquear automaticamente o teclado com a senha.
      Configure o tempo de duração da luz da tela em Tempo limite da luz de fundo.
      Abraços

  37. Joao Felipe

    Ola,comprei um BB 8520 tim, porem vou usar claro, mas nao tenhu acesso a varios apps, nao consigo enviar e-mails, acessar facebook, nada. Quero saber como faço para poder usar o aparelho!

    1. Rafael Murta

      Deve contratar um plano de dados BIS com sua operadora.

  38. Fabíola

    Olá, estou com um problema interessante. Adquiri um BB Torch 9800 e, como já era usuária de um Bold 9700, fiz backup e restauração pelo Desktop Manager. Até aí tudo certinho mas não consigo receber meus e-mails pois não sei o usuário e a senha. Tentei recuperar pelo http://www.claro.blackberry.com digitando o PIN mas não recebo nada no dispositivo. Liguei para a claro mais de 15 vezes hoje e os atendentes sequer sabem o que é pacote BIS e resetar configurações. O que faço??? Socorro!!!

    1. Rafael Murta

      Fabiola, neste caso, infelizmente, você precisa que a Claro te auxilie na recuperação da senha.
      Ao ligar para a operadora, solicite falar com a equipe de suporte a smartphones.
      Abraços

  39. Joyce

    Boa Tarde Rafael
    Poderia me tirar algumas duvidas?
    Primeiro que eu esqueci o usuário e a senha de acesso às configurações de e-mail do meu Blackberry e por isso não consigo acessar as minhas configurações. Existe alguma forma de eu conseguir restaurar isso?
    Outra coisa, eu comprei um novo chip da claro e não consigo fazer o registro no meu aparelho. Quando clico para fazer o registro no Editor HRT ele diz q enviou a mensagem mas não registra. E com esse novo chip também não consigo fazer o registro no plano BIS.
    Você pode me ajudar?
    Obrigada
    Meu aparelho é o blackberry torch 9800
    Abraços

    1. Rafael Murta

      Joyce, você mudou de operadora? Seu BlackBerry é desbloqueado? Possui plano de dados BIS contratado?
      Abraços

      1. Joyce

        Não mudei não.
        É desbloqueado sim. Possuo sim.

        1. Rafael Murta

          Joyce, ligue para sua operadora. Eles poderão reinicializar as configurações da sua conta BIS.
          Se comprou um novo chip, verifique também com a operadora se está devidamente ativado e com o plano de dados ativado.

          1. Joyce

            Obrigada Rafael!
            O plano de dados está ativado. Qdo coloco em outro celular ele configura normalmente. Mas vou ligar sim. Obrigada

            Qdo a senha da configuração do email vc pode me ajudar? Já tentei com o ID e não consegui.
            Obrigada pela atenção
            Abraços

  40. estela

    Rafael, agradeço sua orientação, mas continuo com problemas…Não sei aonde fica o tal “dispositivo blackberry”, para o qual foi enviada a minha senha, após seguir sua orientação. Tampouco sei o nome do usuário; como vou dar prosseguimento apenas com a senha?

    1. Rafael Murta

      Estela, se você não sabe o usuário nem o dispositivo, deve ligar à sua operadora e solicitar que reiniciem a configuração do BIS.

  41. Estela

    Tenho um bold 9780, e após ter aparecido um erro, foi necessário “zerá-lo”. Não consigo configurar mais minha conta de email: aparece a mensagem de que já há uma conta vinculada ao meu PIN, e não me lembro qual é o usuário nem a senha da mesma. E nem a operadora (ôi) consegue…

    1. Rafael Murta

      Estela, acesse https://oi.blackberry.com/ em seu computador, clique em “Esqueceu sua senha?” e siga as instruções.
      Abraços

  42. Priscila Santos

    Olá, tenho apanhado bastante com meu blackberry curve 8520. Depois de muitas ligações na TIM, resolvi procurar uma solução por aqui. Já possuo o plano de dados ilimitado para blackberry, que creio eu seja o mesmo BIS. Infelizmente não consigo acessar Facebook e Twitter, e nem cadastrar no site com meu PIN e IMEI porque aparece a mensagem:
    “Esse dispositivo não está registrado no provedor de serviços sem fio”
    e ensina como registrar. Já o fiz ao menos 10 vezes. Já recebi mensagens de confirmação. do registro E continuo sem conseguir efetuar o cadastro.
    Quando tento a configuração de e-mail pelo aparelho aparece a seguinte mensagem:
    “O dispositivo não conseguiu conectar-se ao servidor deste aplicativo.”
    Não sei mais o que fazer com relação à isso.
    Agradeço desde já.

    1. Rafael Murta

      Priscila, antes de tentar mais algum procedimento você precisa ter certeza sobre qual plano de dados possui contratado com a TIM. Clique aqui para saber os planos existentes na operadora, depois ligue novamente para o atendimento e confirme o nome do plano ativo na linha.
      Abraço

  43. Rodrigo Guidi

    Rafael, bom dia, veja se consegue me ajudar pois astou “apanhando” muito!
    Possuo um Nokia E63 da empresa onde trabalho que uso para ligações, e-mails e modem pela VIVO. Não me adaptei à ele e comprei um BB Bold 9000 da at&t e não consigo configurar minhas contas de e-mails nele. O celular e wi-fi funcionam normalmente mas os e-mails não consigo. Como devo proceder? Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo site. Abraços… Rodrigo Guidi

    1. Rafael Murta

      Rodrigo, para configurar suas contas de email, você precisa contratar um plano de dados BIS. Veja aqui as opções das operadoras.
      Abraço

  44. Alex Cordeiro

    Bom Dia,

    Comprei meu celular em dezembro junto com o pacote BIS e nao consegui configurar meu e-mail. Cancelei meu pacote BIS e cadastrei uma conta de e-mail da tim black berry, configurei meu gmail para receber no email da blackberry no celular. Funcionou por quase 30 dias mas desde entao parou de funcionar. Fui na loja da TIM e contratei novamente o pacote BIS. POis bem ate o momento quando vou configurar uma conta do gmail aparece uma mensagem falha na atualizacao e qdo vou configurar minha conta de email do blackberry nao funciona. Ja fui algumas vezes a loja da TIM mas ninguem consegue resolver, sabe me dizer o q posso fazer??? Vlw obrigado

    1. Rafael Murta

      Alex, favor informar exatamente a mensagem de erro que é exibida quando tenta configurar sua conta Gmail.
      Abraço

  45. Luciana

    Rafael,
    Recebi um BB curve da empresa e fiz todos os passos indicados por você para instalar minha conta de email. Acontece que quando eu recebo email no BB não recebo no meu outlook e vice-versa. Como resolvo esse problema?

    1. Rafael Murta

      Luciana, verifique com sua empresa se as políticas de TI permitem configurar contas de email pessoais no BlackBerry corporativo.
      Abraços

  46. Andrea

    Rafael, boa tarde!
    Ganhei um BB 9000 de um amigo, porém os emails que ele havia cadastrado no cel permanecem o aparelho e não consigo excluí-los para não receber mais os emails dele.
    Os meus emails não estão mais chegando e quando entro em configuração>contas de emails, aparece que não há nenhum endereço para o dispositivo!
    Me ajuda a resolver, por favor

    1. Rafael Murta

      Andrea, você tem um plano de dados BIS contratado em sua operadora?

  47. Eduardo Astolphi

    Caro Rafael,, Qdo comprei meu 9300 fiz meu cadastro no Blackberry Protect com um e-mail do provedor uol, porém necessito cadastrar outro e-mail no Protect, uma vez que vou deixar de ser assinante desse provedor (uol). Peço sua ajuda nesse sentido, por mais que tentei inserir outro e-mail não consegui,, desde já agradeço sua atenção.
    Grato
    Eduardo Astolphi

    1. Rafael Murta

      Prezado Eduardo, acesse o endereço abaixo com seu computador, clique no botão Login e utilize seu email UOL:
      http://us.blackberry.com/apps-software/protect/
      Após efetuar o log in, clique em BlackBerry ID no cato superior direito da página e atualize seu email.
      Abraço

      1. Eduardo Astolphi

        Rafael,,,, OBRIGADO pela sua gentileza, me sinto um tanto constrangido por não poder compensar, porém meu pai me dizia “_filho, qdo vc ajuda alguém, o sentimento de ter ajudado é o que faz nos sentir bem.” Obrigado por tudo,, ABRAÇÃO.

        1. Rafael Murta

          Eduardo, basta continuar usando seu BlackBerry e recomendar o BagaPreta!
          Abraço

  48. Cleber

    Bom dia,

    Como faço pra excluir uma conta de email do BlackBerry?

    1. Rafael Murta

      Cleber, acesse: Configurar > Contas de email > Selecione a conta que deseja excluir > Acesse o Menu e clique em excluir.

  49. Carol oliveira

    Boa noite Rafae, tenho um bb 8300 estou utilizando um chip funcionante, mas no bb da sinal EDGE so que nao consigo efetuar ligacoes. Est;á como nao disponivel, nao conectado. Obrigada!

    1. Rafael Murta

      Carol, está tentando utilizar este na mesma operadora onde foi comprado? Se for o caso, será necessário desbloqueá-lo antes de usá-lo em outras operadoras.
      Abraços

      1. Carol oliveira

        Estou sim Rafaeel.. Ele eh da tim e utilizo a mesma operadora!

        1. Rafael Murta

          Carol, neste caso, sugiro primeiramente dirigir-se a uma loja TIM e reclamar sobre a cobertura da rede.

  50. marcos Bianchini

    tenho um strorm 2 9550 tem jeito de usar bis tim , eu tinha um bold 9000 e tenho plano bis , se nao como configurar para ler email com planos de dados generico .

    1. Rafael Murta

      Marcos, melhor confirmar com a própria operadora se o modelo Storm 9550 é suportado.
      Leia esse post para saber como configurá-lo para ler emails com plano de dados genérico.
      Abraços

  51. Bruna

    Eu fiz um teste e consegui sim receber!!
    Tem algum meio para conversarmos para que você me oriente?! Eu preciso resgatar os emails que sumiram do celular!!!

    Obrigada pela agilidade

    1. Rafael Murta

      Bruna, nesse caso, não recomendo restaurar no seu BlackBerry o backup que fez antes do incidente que apagou suas mensagens, pois apagará as mensagens recebidas depois disso.
      Você pode abrir o arquivo de backup com o aplicativo MagicBerry, leia mais nesse post.
      Abraços

      1. Bruna

        Rafael,

        mas no post fala que esse aplicativo não tem para Mac!! esse backup tb estão os emails?! Eu recebi apenas os seus emails após o resgate! Tenho receio de ter que optar entre os emails e contatos, pois como te falei, na sincronização sumiram os contatos e no resgate sumiram os emails!

        Como devo proceder?! Lembrando que utilizo Mac

        1. Rafael Murta

          Bruna, o padrão do arquivo de backup contém contatos, calendário, tarefas, notas, SMS, emails, entre outras configurações do BlackBerry. A não ser que tenha selecionado o backup de apenas um item ou se algum erro ocorreu durante o procedimento.
          Nunca usei a versão do BlackBerry Desktop Software para Mac, mas acredito que funcione da mesma forma.
          É possível selecionar o conteúdo que deseja restaurar. Nesse caso, selecione apenas os emails, mas saiba que isso apagará tudo que recebeu desde que as mensagens anteriores foram apagadas.
          Abraços

  52. Bruna

    Olá, tenho um Blackberry Curve 9300 e uso um MacBook. Fiz o download do Blackberry Desktop Software. A primeira coisa que fiz foi criar uma copia de segurança.

    Logo depois fui sincronizar os contatos e optei pela sincronização bidirecional. quando ejetei o dispositivo do mac tinha sumido todos os contatos, mas os emails permaneceram.

    Fiquei desesperada e fui em restaurar todos os dados. Funcionou para a agenda, mas acabou que APAGARAM TODOS OS MEUS EMAILS. Como trabalho na área comercial e tenho 5 caixas de email nas quais sou completamente dependentes delas, estou DESESPERADA novamente.

    Liguei na TIM, no suporte Blackberry e pediram para eu só deixar o PROVISIONING no caderno de serviços e apagar o resto. Pediu que eu esperasse 20 minutos e depois tirasse a bateria e o chip e ligasse o celular que os emails voltariam.

    RESULTADO: NAO VOLTOU E O SUPORTE DA BLACKBERRY NÃO TRABALHA DIA DE DOMINGO.

    COMO FAÇO PARA RESGATAR MEUS EMAILS?!?!1 ME AJUDAA!!!

    1. Rafael Murta

      Bruna, vamos lá: você continua recebendo novas mensagens normalmente no seu BlackBerry?

  53. Luiz Cláudio

    Amigo, preciso de ajuda, comprei um bb 9800 torch, para testar o facebook cadastrei a conta da minha filha, agora qdo clico no icone, entra direto na conta dela e não consigo inserir minha conta, pergunta: Como faço para excluir a conta dela do meu bb, para posteriormente cadastrar a minha.

    Desde já agradeço,

    abs,

    Luiz Cláudio

    1. Rafael Murta

      Luiz, mesmo com a conta da sua filha configurada no aplicativo Facebook, acesse o menu do aplicativo, clique em Options, em seguida Logout.
      Depois disso você conseguirá acessar sua conta.
      Abraço

  54. Sara

    Olá, fiz a portabilidade do meu blackberry storm II (da vivo para a tim) e não consigo fazer um novo cadastro no BIS. A tim fala que meu BB ainda está cadastrado na vivo, e a vivo fala que não tem como mexer mais no meu cadastro, pois a portabilidade já foi feita. Tem como resolver esse meu problema?? Obrigada!

    1. Rafael Murta

      Sara, sugiro ligar novamente para a TIM, que tem meios para resolver o problema.
      Abraço

      1. Sara

        Já tentei, e eles continuam afirmando que meu email ainda está cadastrado pela vivo (sarapereira.vivo) e a vivo afirma que não conseguem acessar meu cadastro!!! Já liguei várias vezes, vc sabe o que eles podem fazer para resolver??

        1. Rafael Murta

          Sara, já fiz quatro migrações de aparelhos BlackBerry via portabilidade e desconheço essa informação que o email fica pendente na operadora anterior.
          Sugiro que procure uma loja TIM ou registre uma reclamação na ANATEL.

  55. PEDRO

    Prezado, Já me cadastrei no site da tim, tenho minha senha do BIS, mas quando vou cadastrar meu e-mail do gmail, sempre dá a mensagem “falha na atualização”. Comprei o blackberry apenas por essa facilidade com e-mails. Tenho o plano tim pré pago com internet diária por 50 centavos. Me ajude por favor!!! URGENTE!!!

    1. Rafael Murta

      Pedro, não conseguirá utilizar as funcionalidades nativas do seu BlackBerry sem um plano BIS.
      Você tem duas alternativas:
      1) BBM e Internet grátis no seu BlackBerry TIM pré-pago até fevereiro de 2012!
      2) Usando o BlackBerry com plano de dados genérico
      Abraços

    2. PEDRO

      Prezado,

      Consigo acessar o site BIS da TIM, não aparece nenhuma conta configurada, quando vou configurar não consigo nenhuma conta. Tento colocar uma nova conta tipo: @gmail.com ou @timbrasil.blackberry.com, o que faço?

      Abração.

      [Comentário editado pelo Moderador]

      1. Rafael Murta

        Pedro, alguma mensagem de erro é exibida durante a tentativa de configuração? Você solicitou à TIM a inclusão do plano de dado BIS na sua linha?
        Abraço

        1. PEDRO

          Prezado,

          tenho conta de linha ou seja, aquela que liga de tim pra tim de graça e internet por 50 centavos do dia.

          Abraço.

          1. Rafael Murta

            Pedro, esse plano não dá direito a configurar o serviço BIS. Entre em contato com sua operadora para mais detalhes.
            Abraço

          2. PEDRO

            Prezado,

            Obrigado pela dica. Só mais uma coisa, uma evz logo quando comprei consegui configurar meu e-mail pelo passo a passo do blackberry e estava recebendo normalmente e-mails, só que exclui pq pensei q minha conta iria extrapolar… sabe o que pode ter acontecido?

            Abraço.

          3. Rafael Murta

            Pedro, a operadora leva alguns dias para aplicar as regras do plano contratado em seu BlackBerry. Durante este período você conseguiu acessar o email mesmo sem ter um plano de dados ativo na sua linha.
            Abraços

  56. Alex Estankov

    Eu comprei um BB 9300, contratei o serviço da TIM, esta tudo normal tudo funcionando muito bem…
    Eu só não consigo configurar uma conta de e-mail, nem pelo próprio aparelho nem pelo site http://www.timbrasil.blackberry.com/

    Alguém consegue me ajudar?
    Desde já grato.

    1. Alex Estankov

      No site da TIM fala que eu só posso configurar uma conta de e-mail….

      Será por causa que eu stou usando o serviço de grátis até fevereiro?

      1. Rafael Murta

        Alex, exatamente: esta promoção da Tim permite a configuração apenas de uma conta email.

        1. Alex Estankov

          Muito obrigado pela resposta, estou gostando muito deste blog!
          Continue assim…. Parabéns

  57. Leonardo Souza

    Meu problema é o seguinte, eu era cliente da Vivo e tinha tudo configurado, e-mail, beleza.
    Deixo sempre meu e-mail pessoal (GMail) e o da empresa, através do Outlook Web Access.

    Mudei para a TIM, contratei o plano BIS, mas não consigo configurar esse e-mail da empresa!
    E ao tentar criar uma conta BIS pelo site da timbrasil.blackberry, diz que tem que ser pelo aparelho, mas não sei onde. Me ajude, por favor.
    Obrigado

    1. Rafael Murta

      Leonardo, favor informar o modelo do seu BlackBerry.

      1. Leonardo Souza

        9300

        1. Rafael Murta

          Acesse: Configurar > Contas de email
          Neste caminho você encontrará as opções para configurar seu email corporativo e da TIM.
          Abraço

          1. Leonardo Souza

            Obrigado Rafael, mas não adiantou.
            Quando eu vou nesse caminho, ele diz “Não existe nenhum endereço de e-mail para o dispositivo blackkberry”.
            Porém nessa opção de configurar está “Contas de e-mail (1)”, que é justamente essa conta corporativa que não consigo mais acessar.
            Li por aí que tem que resetar o BIS, como fazer isso?

          2. Rafael Murta

            Leonardo, seu BlackBerry possui um plano de dados corporativo?

          3. Leonardo Souza

            Plano de dados BIS.
            Eu uso o e-mail da empresa através do OWA.

          4. Rafael Murta

            Leonardo, apenas a operadora pode resetar sua conta BIS.

          5. Leonardo Souza

            Rafael, mas qual operadora? A que eu estava (Vivo) ou a atual (Tim)?

          6. Rafael Murta

            Leonardo, eu ligaria primeiramente para a Vivo e depois para a Tim.
            Abraço

  58. Alexandre Almeida

    Rafael por gentileza,tenho um bb 9300 e nao consigo acessar
    a internet,entrei em contato com a tim solicitando a configuracao do meu bb,
    eles me informaram que a operedora nao disponibilizava da configuracao e me
    aconselharam a comparecer a uma loja tim e solicitar o plano bb tim ilimitado,por favor me da uma resposta a respeito de tudo isso desde ja fico muito agradecido
    no aguardo….

    1. Rafael Murta

      Alexandre, você contratou algum plano de dados na TIM? Qual?

  59. Paulo Ferraz

    Olá, Rafael.

    Por um descuido, perdi minha senha no BIS, então pergunto !!!
    1. é possível deletar essa conta ???
    2. A que horas chega essa senha ao Blackberry solicitada diretamente no site, pois faço esse procedimento todo dia, e até agora nada ????
    3. a operadora disse, em consulta ao atendimento que teria que procurar uma autorizada Blackberry, mas a operadora não possui esses dados ??
    Abraço

    1. Rafael Murta

      Paulo, pelo que sei é a operadora que deve reinicializar a senha da sua conta BIS. Sugiro insistir com a operadora.
      Abraço

  60. Michelly

    Eu comprei um BlackBerry 8520 e gostaria de saber como faço para ver vídeos da web direto no celular?

    Obrigada!

    1. Rafael Murta

      Michelly, leia este post para configurar seu BlackBerry.

  61. Lucas Miranda Lage

    Eu tenho um BB Curve 9300, e acabei esquecendo o usuário do BIS o que eu faço?

    1. Rafael Murta

      Lucas, nesse caso, você deve ligar para sua operadora.

  62. Ronaldo Junior

    Meu querido! Eu ganhei um BB Curve da Nextel e acabei configurando algo relacionado ao e-mail e agora recebo as msg da minha caixa de e-mail no cel, como desativar isso?
    Desde já grato

    1. Rafael Murta

      Siga esses passos:
      Acesse: Configuração > Configurações de e-mail
      Selecione a conta que deseja excluir, escolha a opção excluir do menu e confirme.

  63. Mariana Mekbekian

    Olá Rafael,

    Estou com uma dúvida, espero que possa me ajudar. Comprei um BB curve 8520 nos EUA, desbloqueado e coloquei o chip da claro, assinei o pacote blackberry total mas o bbm e as redes socias não funcionam, também não consigo cadastrar uma conta de email. Apenas consigo usar a internet pelo browser. Já liguei na Claro e na Blackberry e as duas me informam que tenho que cadastrar meu numero imei para que o aparelho possa funcionar no Brasil, mas nenhuma das duas partes faz o tal procedimento. Existe algum tutorial parra esse cadastro ou desbloqueio?

    Obrigada
    Mariana

    1. Rafael Murta

      Mariana, você já realizou o procedimento de reenviar o Caderno de Endereços?
      Abraço

      1. Mariana Mekbekian

        Não me informaram nada do gênero. Como faço tal procedimento?

        Obrigada

  64. Patricia

    bom dia rafael,

    espero poder contar com sua ajuda. não consigo receber emails no meu bb9700. tenho ele ha 2 semanas e tenho um bis ilimitado da tim. ate a 12 horas atras, estava tudo certo. Agora, so aparece o 3g e o simbolo do bb do lado. Consigo enviar emails, mensagens atraves do face, msn e ate o messenger do bb. ja reiniciei e nos primeiros instantes fica EDGE e logo após volta para 3G e o simbolo.

    aguardo uma ajuda!

    obrigada

    1. Rafael Murta

      Patricia, bom dia.
      Pelo seu relato, parece que o BlackBerry não está registrado na rede da TIM. Desligue o aparelho, retire a bateria por 5 minutos e recoloque-a.
      Isso deve resolver.
      Abraço

  65. Peter

    Olá, Rafael!
    Estou com um problema irritante com meu Blackberry 9550, não consigo digitar SMS com a acentuação correta nas palavras, por exemplo, colocar os acentos til, circunflexo e agudo. Já mudei a codificação de dados de ACSII para UCS2 e não resolveu. Já estou desistindo do meu Blackberry. Será que pode me ajudar.

  66. Flávio

    Prezado Rafael,

    Sou usuário recente de BB e adquiri um Bold 9700 com plano BIS full da Vivo.

    Há 2 semanas venho usando e desfrutando normalmente do aparelho, inclusive atualizei para OS 6 seguindo o excelente passo-a-passo do seu site. =)

    Estou de férias numa cidade da Região dos Lagos do RJ (Iguaba Grande) que possui cobertura 3G e nos 2 primeiros dias o aparelho funcionou perfeitamente: Enviei emails, recebi emails em tempo real e acessei a internet normalmente.

    Contudo, no terceiro e quarto dias, apesar do telefone funcionar em 3G perfeitamente, o aparelho passou a não conectar à internet e não receber emails. No Bolt surgia a mensagem de erro “No internet available – check network service”. Nos demais aplicativos a mesma coisa, nenhum deles conseguia acessar a internet.

    No menu “Gerenciar Conexões” do OS 6, fui em “Status do Serviço” e reparei que o Blackberry Internet Service aparecia como “NÃO CONECTADO”. Liguei e desliguei todas as conexões, desliguei e liguei o aparelho e continuava não conectado ao BIS.

    Liguei para o setor de assistência técnica a Smartfones da VIVO e a atendente me instruiu a retirar a bateria e o chip pois ela iria realizar “uma atualização na minha linha” (sic). Logo após reiniciar, o aparelho recebeu todas as mensagens/emails de uma só vez e consegui acessar a internet por uns 10 minutos, porém o problema logo voltou: mais uma vez o aparelho constava como não conectado ao BIS.

    Após inúmeras reinicializações e mais uma ligação para a VIVO em que a atendente (muito fraca por sinal) não deu maiores explicações sobre o ocorrido, o problema persistiu por mais 1 dia. Nesta manhã acordo com os alertas do aparelho recebendo emails, uma cacetada deles! Hoje o aparelho está funcionando normalmente (pelo mesno até agora!). =P

    Desculpe o texto enorme, mas o que eu queria era saber de um usuário mais experiente é se esses “períodos offline” são comuns nos Blackberry e se o são, de quem seria a culpa, se da operadora (no meu caso a VIVO) ou se da RIM, se o server BIS pode ter saído momentaneamente do ar, sei lá (me desculpem se falei uma besteira, sou leigo no assunto).

    Ressalto que estou numa cidade que possui cobertura 3G, segundo informado no site da operadora e no próprio aparelho (no ícone 3G).

    Desde já agradeço qualquer luz e perdão pelo wall of text!

    Um abraço

    Flávio

    1. Rafael Murta

      Flávio, pela riqueza de detalhes da sua mensagem, me parece que trata-se de um problema da Vivo, agravado pelo advento do Carnaval que congestiona a rede (estive na Região do Lagos no mesmo período e também tive dificuldades).
      Entendo que não há motivos para se preocupar e reclame novamente com a operadora, caso o problema se manifeste novamente.
      Abraço

  67. jaime

    tenho um bb 9000 onde coloquei o blackberry social da vivo porem não consigo utilizar se entro no icone diz que o plano esta incompativel, se entro pelo browser diz que estou sem wifi ativo o que tenho que fazer?????

    1. Rafael Murta

      Jaime, entre em contato com a operadora e relate seu problema, parece que o plano não foi ativado.

      1. Jaime

        ja fiz isso, estão analisando mas dizem que esta ok, no meu BB esta o 3G e o simbolo da bb.
        Disseram que pode ser que o registro na empresa Blackberry seja do antigo dono e eu precise alterar (como faço isso?)
        Meu bb original da AT&T pode ser isso?

        att

        Jaime

  68. Flávio

    Boa tarde Rafael,

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo ótimo site e agradecê-lo especialmente por este post, que tirou a maior parte das dúvidas que eu tinha sobre o funcionamento dos BB.

    Li em algum lugar do BagaPreta que você é/era usuário da Vivo no plano BIS Full. Caso ainda seja, gostaria de saber se a VIVO cobra tarifa excedente quando algum aplicativo não homologado pela BB acessa a internet via APN.

    Mais uma vez obrigado, um abraço!

    Flavio

    1. Rafael Murta

      Flavio, obrigado pelo reconhecimento do trabalho feito pelo BagaPreta.
      Com relação aos aplicativos que têm sua utilização cobrada pelas operadoras, até hoje só fui cobrado pela TIM. De qualquer forma, recomendo que sempre consulte a operadora sobre a cobertura do seu plano de dados.
      Abraço

      1. Flávio

        Obrigado, Rafael.

        Fui numa agência da VIVO e a funcionária responsável pelo setor de BB me assegurou que essa operadora não cobra tal excedente. Tomara que ela esteja certa. =P

  69. jp

    comprei bb 9550 storm 2 e so consigo fazer ligacoes,nao consigo registrar bb,, e tenho o pacote BIS da tim so que ele nao funciona pode me ajudar?

    1. Rafael Murta

      JP
      Você comprou seu BlackBerry na TIM?

  70. Anne

    Tenho um Curve 8520, tirei o plano de dados da Claro (50mb) e mudei meu plano de BlackBerry Social para Ilimitado. Mas o edge fica em minuscula e só funciona internet e demais serviços se estiver conectada a uma rede wi-fi :( Tem coisa errada né?

    Abraços,

    1. Rafael Murta

      Anne, com certeza tem algo errado. Pelo que contou parece que a operadora não ativou corretamente o plano, pois o termo EDGE deve ficar maiúsculo e todos os serviços funcionando.
      Ligue para Claro e insista.
      Abraço

  71. Bruna

    Bom dia, tenho BB e tenho app do twitter funcionando perfeitamente, muito bom.
    Mas tenho 2 contas no Twitter. Uma pessoal e outra profissional. Gostaria de saber se tenho como ter as duas no meu BB.
    É possível baixar o app de novo e ter a duas contas de uma vez?Ou existe alguma outra maneira de usar as duas no meu aparelho?

    Aguardo retorno.

    Grata

    1. Rafael Murta

      Com certeza Bruna!
      Para acessar suas duas contas de Twitter, utilize o ÜberTwitter. Leia este post e saiba como instalá-lo no seu BlackBerry: http://bagapreta.com.br/?p=5336
      Abraço

  72. mauro

    Minha conta de email funcionava corretamente, o servidor de entrada e saida era identificado por um IP, infelizmente o provedor UOL modificou o ip de acesso, configurei no notebook e funciona 100%, mas no blackberry eu informo o novo ip ou o onome do servidor que fui sugerido pela uol e a seguir é solicitado a senha do usuario, digito a senha e o aparellho faz algumas buscas e informa que a senha esta incorreta, ja digitei a ate a senha do BIS e tambem errado, ja digitei com a opca de mostrar o que esta sendo digitado e tambem nao obtive sucesso.

    abs

    1. Rafael Murta

      Olá Mauro, sugiro tentar fazer esta operação pelo computador, veja o endereço do portal BIS da sua operadora nesse post.
      Diga-me se funcionou, ok?
      Abraço

  73. Marcus

    tenho um 9550 da Verizon q uso meu chip da TIM. Habilitei o BIS com a operadora, mas não funciona por nada. além do CDMA q tb não funciona, é o mesmo q desativar todas as conexões, rs.

    Alguém pode me ajudar? tem algum tutorial ou alguém q esteja passando pela mesma situação ou q já passou e q tenha resolvido pelo menos um dos dois problemas?

    quem souber ou tiver sido ajudado, po, me dá um help aí tb.

    meu e-mail mfslmail@gmail.com pra quem puder dar uma força.

    vlw,
    Marcus

    1. Rafael Murta

      Marcus, o Storm 9550 não é homologado pela ANATEL, por isso está enfrentando dificuldades.
      Consegue fazer ligações normalmente?
      Abraço

  74. Ricardo Gatti

    Estou indo em “configurações” – “configurações de email” e ai da a mensagem: “o dispositivo encontrou um problema com o servidor deste aplicativo”.
    meu msn e e-mail caso prefira: ricardo.gatti@ig.com.br

    realmente agradeço pela sua ajuda.

    1. Rafael Murta

      A mensagem de erro é muito genérica para detectar o que pode estar acontecendo.
      Tente fazer o procedimento pelo computador acessando o portal BIS da sua operadora citado no post.
      Talvez a mensagem de erro seja mais detalhada e dê alguma pista.
      Abraço

      1. Ricardo Gatti

        Ja tentei acessar pelo computador no site. Porém não tenho usuário e senha, ja que foi configurado pela própria empresa, e o cara não fez mta questão de me ajudar qdo eu pedi para colocar e-mail de outra empresa do grupo que eu administro.

        Dai coloquei o PIN para tentar receber a senha no meu aparelho, porém por 2x ainda não recebi a mensagem.

        Vou aguardar mais então para ver se chega, ou tentar amanhã novamente.

        obrigado
        abs

  75. Ricardo Gatti

    Boa noite..
    eu estou com problemas para configurar 2 contas de e-mail no BB Curve.
    Sendo uma Exchange e outra POP.
    É compativel e possivel?
    Como?

    obrigado pela atenção
    abs

    1. Rafael Murta

      Ricardo, boa noite. É possível configurar até 10 contas de email num BlackBerry com plano BIS contratado. Qual das contas não está conseguindo configurar? A conta Exchange é de um email empresarial?
      Abraço

      1. Ricardo Gatti

        Rafael,

        Tenho plano BIS contratado normal. A conta Exchange já esta configurada e funcionando normalmente. Porém preciso adicionar uma nova conta mas com configuração POP, o que não estou conseguindo fazer.
        Obrigado
        Abs

        1. Ricardo Gatti

          Ah… esqueci de mencionar que a conta Exchange é empresarial sim.

          abs

        2. Rafael Murta

          Como está fazendo e qual erro ocorre?
          Abraço

  76. Nilson

    Boa noite!

    Por falta de conhecimento, acabei configurando meu Blackberry no BES, como faço para alterar para BIS?

    Grato,

    1. Rafael Murta

      Olá Nilson, para realizar a configuração do BES no aparelho, você precisa ter o BES instalado em sua empresa.
      Caso não tenha, provavelmente a configuração não foi realizada com sucesso.
      Para usar o BIS, o primeiro passo é contratar o plano com sua operadora, ok?
      Abraço

  77. Marisa

    Boa tarde!

    Ganhei um bberry storm usado, e conseguia acessar todos os apps e messenger, mas fiz um sync, e apagou tudo. Agora quando tento fazer a configuração de uma conta de e-mail só aparece a opção de utilizar um email bberry enterprise service. E agora mal consigo acessar a internet pelo tim Wap. Não acesso mais os outros apps, ou os messengers.

    Obrigadaaaaaaaa!

    1. Rafael Murta

      Marisa, provavelmente houve uma atualização automática do sistema operacional do seu BlackBerry, que por ser usado já deve ter sido configurado num plano BIS ou BES.
      Para tentar configurar utilizá-lo com um plano de dados genérico (como o Tim Wap) leia esses posts:
      Como usar um BlackBerry com plano de dados genérico
      BlackBerry sem BIS nem BES acessando email
      Abraço

  78. Jean Lima

    Por favor tenho um Black Berry 8520 curve, os contatos foram importados de outro aparelho, tenho dificuldades em edita-los, existe alguma forma de fazer isso via PC, para conseguir colocar e-mails e telefones de forma correta? Obrigado pela atenção.

    1. Rafael Murta

      Jean, sincronize os contatos do seu BlackBerry com o computador, usando o BlackBerry Desktop Software e edite-os num programa como Microsoft Outlook.
      Abraço

  79. Paulo Zuppani

    Ola, amigos, tenho uma duvida, se alguem puder me ajudar, agradeço desde ja. Assinei o pacote BIS da Tim, so que no meu aparelho nao aparece a transmissao edje e nem EDJE, somente GPRS. O que devo fazer ?

    1. Rafael Murta

      Olá Paulo
      Pra poder responder sua dúvida, preciso de mais algumas informações:
      1) Qual é o modelo do seu BlackBerry?
      2) A Tim tem combertura 3G onde costuma usar seu BlackBerry?
      Abraço

      1. Paulo Zuppani

        Rafael o meu aparelho é um Storm 9550 e Tim nao tem cobertura 3G na minha cidade. Obrigado

        1. Rafael Murta

          Paulo, neste caso seu aparelho tem suporte à rede 3G, mas sua cidade não tem cobertura nem mesmo da rede 2G (EDGE).
          Por esse motivo seu BB apresenta somente rede de dados GPRS.
          Sugiro verificar se há cobertura 3G de outra operadora na sua cidade. Faz MUITA diferença!
          Abraço

  80. Lilian

    Tenho mais uma pergunta. Se eu trouxer um BB Storm 9550 do exterior ou comprar ele desbloqueado aqui no mercado livre eu consigo habilitar o pacote de dados Bis aqui no Brasil?No caso seria o da VIVO.
    Vejo muitos da marca AT&T e tambem da Verizon. Qual a diferença?
    Grata mais uma vez.
    Lilian

    1. Rafael Murta

      Lilian
      O BlackBerry Storm 9550, também chamado Storm 2, não é homologado pela ANATEL, ou seja, não há garantias de funcionamento com as operadoras brasileiras. Seja qual for sua origem.
      Quanto às diferenças entre AT&T e Verizon, tratam-se apenas de operadoras, como Vivo e Tim. Não há diferenças entre os aparelhos.
      Abraço

  81. Lilian

    Olá Rafael. Td bem? Sou do RJ e adquiri um BB Bold 9700 há pouco tempo e estou muito satisfeita. Meu pacote é o BIS da Vivo. pelo que percebi, os mapas não estão disponíveis ou eu n consegui localizá-los.
    Caso realmente a operadora n tenha os mapas gostaria de saber se vc tem alguma dica de onde posso baixar os mapas.
    Grata.
    Lilian

    1. Rafael Murta

      Lilian
      Os Mapas realmente não estão disponíveis no Brasil.
      Sugiro utilizar o Google Maps:
      http://bagapreta.com.br/2010/04/22/google-maps-atualizado-para-versao-4-0-2-2/
      Abraço

  82. Tatiana Amorim

    Olá Rafael

    Preciso por gentileza de uma ajuda sua, ganhei um BB de aniversário ele é desbloqueado da AT&T.
    O sist operc dele versão 5.0.0.602 mais esta usando o Enterprise Server mesmo sendo para uso pessoal não empresarial. Tem como mudar para o BB Internet Service?

    Mudei recentemente de plano familiar (maio) para corporativo na Claro isto influencia? Pq não consigo configurar e-mail´s e tentei fazer o procedimento acima :criar nova conta porém dá um erro de Servidor não Registrado.

    Agradeço muito se você puder me orientar

    Obrigado
    Tatiana

    Qdo tento criar a conta o site claro apos PIN e IMEI aponta o seguinte passo para fazer:
    Opções -> Opções Avançadas ->Tab. de Roteamento de Host -> RESPOSTA = *Nenhuma entrada*

    1. Rafael Murta

      Olá Tatiana,
      Vamos ver se entendi sua situação: você possui um BlackBerry que está configurado para uso com o BES da empresa onde trabalha e deseja migrá-lo para um plano BIS, é isso?
      Abraõ

      1. Tatiana Amorim

        Rafael

        A empresa é minha e do meu esposo…o celular foi presente. .. meu esposo comprou fora e já o trouxe desbloqueado tanto q ele tem a logo da AT&T esta em port. perfeito…qto ao plano de telefone é que mudei de familiar pessoa fisica para um corporativo pessoa jurídica para diminuir os custos.

        Como não estava entendendo o pq não conseguia configurar o BB seguindo as instruções aqui do BagaPreta …foi dai q me lembrei do bendito Plano corporativo….e fui percebendo q o BB automaticamente esta utilizando o Enterprise Server.
        Fiquei de mãos atadas! Queria pelo menos saber por onde começo a desatar o nó.

        Abraço

        P.S BES ou BIS ou só quero conseguir utilizar meu BlackBerry…rsrs Rafael….qual a vantagem em deixar no BES? Para migrá-lo plano BIS eu tenho q contratar um plano pessoa física?

        1. Rafael Murta

          Tatiana, o BIS pode ser contratado por qualquer tipo de plano, basta ligar para sua operadora.
          Tendo em vista que sua empresa não possui BES, o plano BIS é mais indicado para acesso aos seus emails, navegação na internet e redes sociais.
          Muito obrigado pela participação!
          Um abraço

  1. Guia para novos usuários de BlackBerry – Parte 1 | BagaPreta ≈ BlackBerry

    [...] Então leia o segundo post da série e veja como configurar suas contas de e-Mail: Clique aqui. [...]

  2. Guia para novos usuários de BlackBerry – Parte 1 « BagaPreta

    [...] Gostou? Então leia o segundo post da série e veja como configurar suas contas de e-Mail: Clique aqui. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *