«

»

Dicas e truques: Como evitar momentos constrangedores

Ah, o constrangimento… Por mais que tentemos evitar, todos passamos por algumas situações na vida que nos deixam morrendo de vergonha – e a atual cultura móvel cria diversas oportunidades para isso. Você deve estar se perguntando: o que poderia acontecer de constrangedor com um smartphone BlackBerry…? Veja o exemplo de Maria. Parece que uma vez ela ligou acidentalmente para o celular do chefe dela, às 2 horas da manhã! No dia seguinte, o chefe disse a ela que, por mais que gostasse de conversar com ela durante o horário de trabalho, preferiria que durante a madrugada ela bloqueasse o teclado!

O que podemos fazer para evitar ou amenizar essas situações? Tente seguir estas dicas com seu smartphone BlackBerry. Se você colocá-las sempre em prática, poderá escapar de muitos momentos embaraçosos.

DICA 1: BLOQUEIE O TECLADO PARA EVITAR LIGAÇÕES ACIDENTAIS

Você retira seu smartphone BlackBerry do bolso ou da bolsa, e percebe que ele está ligando para um de seus contatos. Essas ligações acidentais são muito comuns em celulares.

Quem nunca ligou para um colega sem querer? “Ainda bem que não passei vergonha, porque sempre disca para o mesmo número, e é um fax!”

Por sorte, há uma solução fácil para evitar essas ligações: bloqueie seu smartphone BlackBerry antes de colocá-lo no bolso ou na bolsa.

A forma de bloqueá-lo depende do modelo que você tem. Um destes métodos deve funcionar:

  • BLOQUEIE O TECLADO PARA EVITAR LIGAÇÕES ACIDENTAIS

    Se seu smartphone BlackBerry tem o botão Bloquear na parte de cima, aperte-o. (O botão Mudo costuma funcionar, caso seu smartphone não tenha o botão Bloquear.) Para desbloquear, pressione novamente o botão.

  • Clique no ícone Bloquear na tela inicial.

Se você adicionar uma senha a seu aparelho, terá outra vantagem: seu smartphone BlackBerry estará seguro em caso de perda ou roubo.

Para configurar o recurso de bloqueio automático por tempo de inatividade

Eis aqui outra dica para evitar ligações acidentais: configure o bloqueio automático de seu smartphone para um tempo determinado (máximo de uma hora). Para desbloquear, basta digitar sua senha. Siga estes passos:

  1. Na tela inicial do smartphone BlackBerry, selecione Opções.
  2. Clique em Senha.
  3. No campo Tempo limite de segurança coloque a quantidade de tempo inativo que seu smartphone terá antes de bloquear-se automaticamente.
  4. Pressione a tecla Menu.
  5. Clique em Salvar.

DICA 2: DEIXE OS E-MAILS PASSIONAIS PARA O DIA SEGUINTE

Você já destilou sua raiva em um e-mail que enviou impulsivamente? Ou já revelou seus sentimentos mais íntimos por e-mail, e se arrependeu amargamente depois? Não importa a situação, se você é como a maioria das pessoas, provavelmente preferiria não ter mandado alguns dos e-mails passionais que escreveu.

DEIXE OS E-MAILS PASSIONAIS PARA O DIA SEGUINTE

Deixe para amanhã os e-mails passionais

Da próxima vez, faça um favor a si mesmo: Antes de enviar o e-mail, salve-o como rascunho e releia-o no dia seguinte. É provável que você pense “o que eu tinha na cabeça?”, e que nunca envie o e-mail.

Salvar uma mensagem como rascunho

  1. Ao compor uma mensagem, pressione a tecla Menu.
  2. Clique em Salvar rascunho.

Seu rascunho vai aparecer na sua pasta de mensagens com um ícone verde.

DICA 3: SEJA EDUCADO E CONFIGURE O MODO VIBRATÓRIO (OU DESLIGUE O APARELHO!)

Imagine esta cena: Uma sala de conferência lotada, um projeto crucial, um cliente importante…e seu smartphone tocando a todo volume! Para piorar, o toque do seu telefone é o hit do carnaval.

Sim, todos nós cometemos erros, mas a verdade é que não há desculpa para não colocar o smartphone em modo silencioso ou vibratório. Você só precisa de um segundo para fazer isso, e é uma demonstração de educação.

Silenciar o dispositivo

Na tela principal, clique no ícone de sons no canto superior esquerdo e selecione:

  • Todos Desativado para configurar o modo silencioso.
  • Vibrar para configurar o modo vibratório.

DICA 4: UTILIZE SEMPRE O CORRETOR ORTOGRÁFICO

A verdade é que e-mails com erros de ortografia são bastante constrangedores, e é ainda pior quando são enviados a clientes ou colegas. A boa notícia é que esses erros podem ser evitados facilmente. Configure seu smartphone BlackBerry para conferir automaticamente a ortografia de todos os e-mails antes de enviá-los. Veja como pode fazer isso:

  1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique em Opções.
  2. Clique em Verificação ortográfico.
  3. Selecione a opção Verificar ortografia do e-mail antes do envio.
  4. Pressione a tecla Menu.
  5. Clique em Salvar.

DICA 5: CONFIRA SE O APARELHO ESTÁ MESMO SILENCIOSO!

CONFIRA SE O APARELHO ESTÁ MESMO SILENCIOSO!

Em uma conferência muito importante, você silencia a ligação para fazer um comentário essencial e particular sobre o cliente. De repente, você percebe tarde demais que a ligação não foi silenciada! O cliente escutou tudo, e você não sabe o que fazer com tamanho constrangimento.

Há duas formas infalíveis para evitar situações assim:

  1. A mais eficiente é evitar dizer coisas que possam colocar você em uma situação constrangedora.
  2. Verifique na tela do smartphone se o recurso está mesmo ativado. Um ícone vermelho aparece, junto com a palavra “Silencioso”.

Silenciar uma chamada

  1. Durante uma ligação, pressione a tecla Mudo na parte de cima do aparelho.
  2. Para desativá-lo, pressione o tecla Mudo novamente.

DICA 6: GUARDE SUAS FOTOS PARTICULARES SÓ PARA VOCÊ

É muito útil compartilhar fotos com seus amigos e parentes em sites como o Facebook®, o Flickr™ e o MySpace®. Com o seu smartphone BlackBerry, você pode fazer isso de qualquer lugar. No entanto, siga um conselho: certas fotos, é melhor não compartilhar.

Perdi meu smartphone… perdi também minhas fotos?

O que aconteceria se você esquecesse seu smartphone BlackBerry no banco traseiro de um táxi? Você se sentiria tranquilo sabendo que o taxista está olhando as fotos de seus álbuns?

Eis aqui uma solução fácil: criptografe as informações em seu smartphone e seu cartão de memória. Dessa forma, em caso de perda ou roubo, suas fotos estarão a salvo.

Criptografe as informações em seu smartphone e seu cartão de memória

  1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique em Opções.
  2. Clique em Opções de segurança.
  3. Clique em Criptografia.
  4. Altere o campo Criptografia para Habilitado.
  5. Para criptografar as informações da memória do aparelho, configure o campo Cartão de memória para Habilitado.
  6. Para criptografar as informações do cartão de memória e do aparelho, configure o campo Cartão de memória para Habilitado e siga uma destas opções:
    • Para criptografar arquivos usando uma chave gerada por seu aparelho, defina o campo Modo como Dispositivo.
    • Para criptografar arquivos usando sua senha do aparelho, defina o campo Modo como Senha do segurança.
    • Para criptografar arquivos usando uma chave gerada por seu aparelho e sua senha do aparelho, defina o campo Modo de criptografia como Chave e senha do aparelho.
  7. Para criptografar também arquivos de mídia, tais como fotos, músicas e vídeos, defina o campo Modo como Senha de segurança e do dispositivo.
  8. Clique em Salvar.
  9. Será necessário criar uma senha.

Observação: Se você utilizar a chave de criptografia gerada por seu aparelho, só será possível acessar os arquivos do seu cartão de memória a partir do seu smartphone. Se você utilizar a criptografia por senha do aparelho, será possível acessar os arquivos do cartão de memória de qualquer outro aparelho em que você coloque o cartão, desde que você saiba qual é a senha deste aparelho.

O recurso de bloqueio automático mencionado acima (Dica 1) é outra excelente maneira de evitar que fotos constrangedoras caiam em mãos erradas.

Sobre o autor

Rafael Murta

Administrador, experiência em gestão de serviços e projetos de TI, especialista em infraestrutura, apaixonado por tecnologia, entusiasta da plataforma BlackBerry e proprietário do BagaPreta.

5 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Bruno Milano

    Uso o Blackberry da empresa e estou com o seguinte problema: coloquei no modo silencioso pois estava em um local que não poderia atender celular. Resultado: esqueci de voltar ao modo normal e hoje meu chefe ligou varias vezes para mim e nada… não preciso entrar em mais detalhes.
    Bom, antes eu tinha um Nokia que era possível programar uma hora para ele voltar ao modo normal. Isso é possível no Blackberry? Como?

  2. jose claudio

    Gostaria de saber onde ficam localizados os asentos agudos, circunflexos e cidilha no meu teclado.

    1. Rafael Murta

      Jose, mantenha a tecla em questão pressionada e deslize o trackball ou trackpad para direita e esquerda. Repare que o caractere será alterado a medida em que movimenta o dedo.

  3. Claudio Barros (Claudão)

    Fantástico esse post. Educação e privacidade.
    Vai uma pergunta sobre o cartão de memória. Eu usei criptografia no meu cartão e retirei. Toda vez que sincronizo ou reinício o black ele pede a senha.
    Estou fazendo algo errado ou uma vez criptografado o cartão não tem volta?

    1. Rafael Murta

      Claudão, acesse: Opções > Senha.
      Provavelmente a Senha está Habilitada, desabilite-a e faça um teste.
      De qualquer forma, recomendo usar senha no seu BB, pois imagine que o perca: qualquer um acessará seus emails, contatos, mensagens instantâneas e outras informações pessoais.
      Grande abraço!

  1. Semanário BagaPreta: de 07 a 13 de junho de 2010 « BagaPreta

    [...] Dicas e truques: Como evitar momentos constrangedores [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *